DEFINIÇÃO E CONCEITOS – SOCIOLOGIA – 09/02

Parte I – Introdução

HISTÓRICO: A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveram a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista. No séc.XVI, desenvolve-se outro movimento, o da Reforma Protestante que propicia uma tendência que contribuiu de modo significativo para a valorização do conhecimento racional. Com essa nova maneira de se relacionar com as coisas sagradas, há também outro movimento no sentido de analisar o universo de outra forma. A razão passa a ser soberana e é colocada como elemento essencial para se conhecer o mundo. Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentação e a observação são fundamentais, aparece nesse momento, representada pelo pensamento e pelas obras de diversos pensadores, entre os quais Nicolau Maquiavel, Galileu Galilei, Thomas Hobbes, Francis Bacon, René Descartes. Outros dois farão a ponte entre esses novos conhecimentos e os que se desenvolverão no séc. seguinte: John Locke e Isaac Newton. No séc.XVIII, a burguesia comercial, torna-se uma classe com muito poder, devido, na maior parte das vezes, às ligações que mantinha com os monarcas, em questões econômicas. O capital mercantil vai se expandindo em diversos ramos de atividade. Ao se desenvolver a manufatura, torna-se necessário o desenvolvimento de novas técnicas de produção. Surgem máquinas de tecer, descaroçar algodão, bem como a aplicação industrial da máquina a vapor. Aparece aí o fenômeno chamado de maquinofatura. O trabalho antes realizado com as mãos ou com ferramentas passa agora a ser feito por meio de máquinas, elevando o volume de produção. A máquina a vapor incentivou o surgimento da indústria construtora de máquinas. Essas alterações no processo produtivo, somadas a herança cultural e intelectual do séc.XVII irão definir o séc.XVIII como um século explosivo, servindo de exemplo e parâmetro para as revoluções políticas posteriores. Pensadores como Montesquieu, David Hume, Jean-Jacque Rousseau, Adam Smith e Emmanuel Kant entre outros, procurarão refletir sobre a realidade, na tentativa de explicá-la. No séc.XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa contribuirá para o surgimento da sociologia como ciência particular. O pensamento de Saint-Simon, G.W.E.Hengel, David Ricardo, Auguste Comte e Karl Marx desenvolveram reflexões sobre a sociedade de maneiras radicalmente divergentes.

CONCEITO DE SOCIOLOGIA: É o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio ambiente em suas interações recíprocas. Ela se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Ela é desta forma, o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Como exemplos, podemos citar a formação e desintegração de grupos, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais, processos de competição e cooperação.

CONCEITOS TÉCNICOS APLICADOS EM SOCIOLOGIA:

Pessoa: Criatura de Deus, constituída de corpo e alma, dispondo de faculdades que lhe são próprias (razão, vontade, amor), titular de direitos e sujeita a deveres. Notem-se direitos e deveres.

Indivíduo: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.

Povo: Conjunto de pessoas conscientizadas de seus direitos e responsabilidades, integradas em seus grupos sociais.

Massa: Nome dado à multidão de indivíduos

População: O conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região, de uma cidade, etc.:

Grupo Social: É o conjunto de pessoas, unidas por idéias, sentimentos e fins em comum

Grupos e Relações Sociais

Sociedade: Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.

Comunidade: Agrupamento que se caracteriza por forte coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos

 
 

 

Published in: on fevereiro 9, 2009 at 1:25 am  Comments (34)  

The URI to TrackBack this entry is: https://sua7auladodia.wordpress.com/2009/02/09/definicao-e-conceitos-sociologia-0902/trackback/

RSS feed for comments on this post.

34 ComentáriosDeixe um comentário

  1. A sociologia é um proceso continuo…

    • …continuo… de ações (certas ou erradas) e análises e críticas que gerem transformações…

  2. hmm faltando conteudo ae mais muito bom

    • Obrigado, uma sugestão para publicar.

    • Obrigado.Aguardo sugestões.
      Abraços

  3. Não sou dessa tuuurma , mais isso me ajuudou muuuito em um trabalhinho . hahahaha :* obg !

    • certamente outros trabalhões virão e a missão do blog é apoiar.
      Dê sugestões.
      Abraços

  4. nossa esse assunto é mt interessante msm,os jovens de hj em dia precisa de………….

    • vamos prosseguir no diálogo. OK!
      aguardo sugestões e perguntas.Abraços

  5. Oi gosto muito de sociologia gostaria de saber como posso me aprofunda mais sobre o assunto.

    • primeiro passo vc está nele,ou seja GOSTAR, CURTIR
      segundo passo visitar outras fontes, por exemplo blog
      terceiro passo é questionar e a missão do 7ªauladodia é tentar responder

      até mais
      abraços

  6. a sociologia e muito bom estudar eu estudo sociologia e me divito muito com a professora dentro da sala de aULA

    • certamente é uma otima professora, pois trata da sociologia como ela é, ou seja, séria mas com perspectivas otimistas.
      obrigado e abraços

  7. Na minha prova na escola tinha caindo istó ai eu tinha dado um revisada antes para ficar pro dentro é fechei a prova graca a vc valeu mesmo

    • este é o objetivo do blog, apoiar, ajudar mas também lançar novas dúvidas.
      abraços e sucesso.

    • este é o objetivo do blog, apoiar, ajudar mas também lançar novas dúvidas.
      abraços e sucesso.

  8. Gostaria de saber qual é o conceito de natureza para a sociologia. Obrigada.

    • todos os aspectos físicos e biológicos que passaram e ou passam pela ação transformadora dos seres humanos

  9. obrigado por mi ajuda com o meu trabalho escola

    • esta é a missão do blog.
      aguardo sugestões, abraços e sucesso.

  10. visite mais o blog, a 7a aula esta aquí para ajudá-lo.

  11. ADOREI TEU TEXTO GOSTARIA Q MIM PASSASE TUA REFERENCIA BIBLIOGRAFICA SE F/POSSIVEL PARA ESTE EMAIL : klleb_sam@hotmai.com

    • Boa noite Cleb
      são várias leituras para a produção de um texto.
      Especifique o seu pedido ou que vc está precisando


Deixe um comentário